Desde o início desta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) vem emitindo alertas amarelos para diversas cidades piauienses, devido à previsão de fortes pancadas de chuva. É o período chuvoso chegando ao Estado e deixando os habitantes em alerta. Tudo isso reforçado por uma pesquisa do IBGE, que apontou um total de 117 municípios do Piauí sem sistema de drenagem e manejo de águas pluviais.
O número de cidades nessa situação representa 52,23% do total no Estado e se constituí no maior indicador entre todos os estados do país. Conforme o IBGE, a média observada para o Brasil foi de 4% dos municípios sem sistema de drenagem e manejo das águas pluviais, indicador 13 vezes menor que o observado para o Piauí. Ou seja, o Estado tem o maior percentual de cidades do país em risco de alagamentos por causa das chuvas.
De acordo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, os alertas precisam ser levados a sério pois são indicativos reais de risco. “Recebemos um alerta de padrão laranja, ou seja, de perigo real. É sempre importante ressaltar os cuidados necessários para garantir a sua segurança. Evite buscar abrigos debaixo de árvores. Evite estar em áreas descampadas como campos de futebol, clubes, piscinas e açudes. Obedeça aos critérios de segurança para que você possa ter uma condução segura nas estradas e na sua residência”, conta o gestor.
Na pesquisa do IBGE, intitulada de Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), tem como base o ano de 2023 e mostra ainda que um total de 173 municípios piauienses informou que os resíduos sólidos coletados por seu serviço de limpeza pública tinha como principal local de destino os vazadouros a céu aberto, mais conhecidos como “lixões”, o que representava 77,23% dos municípios do estado, o equivalente a 3 em cada 4 municípios, sendo a sexta maior proporção entre os estados do Brasil.
Deixe o Seu Comentário