A diretoria colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE) aprovou os pedidos de reajuste das tarifas de água e esgoto das prestadoras de serviço que operam nas zonas urbana e rural da capital. O aumento foi de 3,469% para a Águas de Teresina, responsável pelo fornecimento na zona urbana, e de 3,866% para a AGESPISA, que atua na zona rural.
A mudança na tarifa é uma medida adotada anualmente para compensar as perdas causadas pela inflação e para recuperar os custos e investimentos das empresas. Essa medida garante o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos com o Município. Os novos valores das tarifas foram calculados usando uma metodologia que se baseia em uma fórmula paramétrica, garantindo uma recomposição justa.
Na última terça-feira (21), os relatórios e as variações de preços foram submetidos à apreciação do Conselho Consultivo de Saneamento da ARSETE. O conselho é uma ferramenta de gestão pública que precede decisões importantes da Agência, permitindo a participação de prestadores de serviço, gestores e representantes de categorias de usuários residenciais, comerciais e industriais de Teresina.
Após a análise e deliberação da Diretoria Colegiada, foram homologadas as Resoluções nº 70 e 71 da ARSETE. Os documentos estão disponíveis para consulta no Diário Oficial do Município (DOM) e no site oficial da ARSETE ((https://arsete.pmt.pi.gov.br/), na aba Regulação / Resoluções ARSETE.
As novas tarifas serão aplicadas a partir de 28 de junho de 2024, após a devida comunicação prévia aos usuários.
Deixe o Seu Comentário