Um fenômeno óptico surpreendeu os moradores de Picos: um arco-íris circular policromático ao redor do sol, conhecido popularmente como “ralo solar”, na tarde dessa sexta-feira (25). Esse efeito, que pode ocorrer em qualquer época do ano, é apontado pela cultura popular como um prenúncio de chuva.
A climatologista Sara Cardoso explica que o “ralo solar” é uma ilusão óptica, tecnicamente chamada de fenômeno óptico meteorológico. “Ela ocorre na camada mais alta da troposfera, onde nuvens chamadas cirrostratus, compostas por cristais de gelo, refletem a luz solar e criam as cores do arco-íris ao redor do sol”, esclarece. É essa interação entre a luz e os cristais de gelo que resulta no círculo colorido ao redor do astro.
Além do “ralo solar”, o fenômeno também pode acontecer durante a noite, quando as condições atmosféricas permitem que a luz da lua seja refletida nos cristais de gelo, formando o chamado “ralo lunar”.
Segundo Sara Cardoso, a ocorrência desse tipo de “ralo solar” está frequentemente associada a períodos de grande umidade e indica uma possibilidade significativa de chuvas para a região nos próximos dias.
Deixe o Seu Comentário