O secretário de Segurança Chico Lucas realizou, nesta sexta-feira (16), uma visita às obras de reforma e ampliação do Instituto de Identificação Félix Pacheco, em Parnaíba. O projeto, com investimento de R$ 600 mil, visa garantir o acesso à identidade digital e faz parte da meta de universalizar o serviço em todos os municípios piauienses.
“Desde o ano passado, tivemos uma mudança radical aqui no Instituto. Primeiro, ampliamos o horário de funcionamento para manhã e tarde, atendendo atualmente mais de 200 pessoas por dia. Só no primeiro semestre deste ano, emitimos mais de 52 mil carteiras de identidade, superando o número total de 2023. Além disso, inauguramos postos em Cajueiro, Barra Grande e Luís Correia, e em breve abriremos unidades em Murici dos Portelas, Bom Princípio e Ilha Grande”, destacou Chico Lucas, Secretário de Segurança Pública.
Marcelo Mascarenhas, diretor do Instituto de Identificação, ressaltou a melhoria significativa na qualidade dos serviços oferecidos após a requalificação da infraestrutura. “O governador Rafael Fonteles e o secretário Chico Lucas têm como prioridade aproximar o Instituto da população, especialmente daqueles que mais precisam. Por isso, ampliamos o horário de atendimento, fortalecemos os serviços sociais e intensificamos as ações nos municípios e bairros, além de realizar visitas domiciliares. Com essas iniciativas, triplicamos o atendimento e aumentamos significativamente o número de carteiras de identidade emitidas”, explicou.
Edivan França, coordenador do posto do Instituto em Parnaíba, enfatizou a relevância da obra. “A ampliação e reforma do Instituto de Identificação em Parnaíba são essenciais, pois proporcionarão um prédio totalmente acessível e inclusivo, oferecendo maior conforto para todos. A obra está transformando o local, com novas salas para triagem, cadastro, entrega de identidades, impressão e atendimento social.”
Além disso, a reforma inclui a transformação de antigas celas, que remontam à época em que o prédio servia como cadeia, em um auditório. Esse novo espaço será utilizado pela comunidade para cursos e eventos diversos, funcionando como um importante instrumento social.
Durante o período de reforma, os atendimentos estão sendo realizados na Escola Joaz Rabelo de Sousa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Deixe o Seu Comentário